sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Gente nossa no Haiti

Nosso amigo Renato Souza, que trabalhou conosco na Coordenação de Biossegurança do LACEN durante alguns anos, e que ainda nos visita de vez em quando, agora faz parte da equipe de profissionais de saúde da organização Médicos Sem Fronteiras – MSF, e há mais de dois anos tem participado de missões humanitárias em vários países da África e também no Haiti, onde já esteve trabalhando em janeiro deste ano, atendendo as vítimas do terremoto que devastou o país.
Agora, com a epidemia de cólera, que já matou mais de 1000 pessoas, Renato voltou ao Haiti para atender a população que necessita de cuidados médicos.
Renato aparece na imagem publicada no jornal O Estado de São Paulo, em matéria do dia 16 de novembro sobre a epidemia, que já atinge a República Dominicana.

Médico da MSF atende vítima da cólera no Haiti. Foto: Emilio Morenatti/AP

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,mortes-por-colera-no-haiti-passam-de-mil,640735,0.htm

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fortalecimento de ações de Biosseguridade e Biossegurança: tópicos avançados para discussão

Como já haviamos antecipado, participamos nesta última semana do curso promovido pela ANBio, que discutiu tópicos de biosseguridade e biossegurança para capacitação de comissões de biossegurança.
As palestras, com profissionais da CTNBio, Ministério da Saúde, ABIN, MAPA, CIB, MCT, UERG, CDC e assessoria jurídica da ANBio (ver post anterior), trouxeram muitas informações importantes e orientações práticas de interesse para quem atua em Comissões de Biossegurança, sejam as CIBios , voltadas para a segurança no trabalho com engenharia genética, ou as Comissões de Biossegurança em Saúde, que tratam de segurança ocupacional em estabelecimentos de saúde.
Já além da discussão sobre OGM, o curso abordou a preocupação com a falta de regulamentação para as pesquisas com aplicação da biologia sintética e nanotecnologia.
Foi muito discutida também a questão do uso de armas biológicas e do papel da inteligência de estado no enfrentamento destas ameaças.
Encerrando o curso, tivemos uma extensa abordagem sobre biorrisco (que é biossegurança + biosseguridade), com Cristina Bressler, do CDC de Atlanta – USA, que incluiu instruções detalhadas sobre o uso de check-lists para avaliação de instalações laboratoriais em relação ao biorrisco.
Durante o curso, conversando com Mario Althof, que apresentou a palestra Biossegurança e Biosseguridade no âmbito dos laboratórios de saúde pública: a experiência do Ministério da Saúde, e já participou de auditorias no LACEN-SC, fomos informados que o MS havia publicado no dia 20 de outubro a Portaria Nº 3.204, aprovando Norma Técnica de Biossegurança para Laboratórios de Saúde Pública, que comentaremos em outro post.

Jairon Nascimento, Secretário da CTNBio

Fernando Ajudarte, Conselho de Informações de Biotecnologia - CIB

Cristina Bressler, CDC