terça-feira, 25 de outubro de 2011

Semana Nacional de Combate ao AVC


Nesta segunda-feira os funcionários do Lacen foram convidados a assistir no nosso auditório uma palestra sobre o AVC – Acidente Vascular Cerebral, dentro da Semana Nacional do Combate ao AVC.

A palestra é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Rede Brasil AVC e Associação Brasil AVC, que promovem de 23 a 29 de outubro palestras e outras atividades com o objetivo de informar a população sobre os fatores de risco, como identificar os sintomas do AVC e socorrer a vítima.

No Brasil, o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade, gerando um problema econômico e social.

Durante a semana, os organizadores da campanha pretendem mostrar como o AVC deve ser prevenido, e que as pessoas afetadas pela doença podem recuperar-se totalmente e manter a sua qualidade de vida com atendimento e tratamento adequado.

A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um AVC.

A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization -WSO) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, e lançou em 2010, a campanha "Um em cada seis". O tema foi escolhido para destacar que uma em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida.

A palestra da neurologista Dra. Gladys Lentz Martins sobre o que é, como evitar e tratar o AVC, abordou o controle da pressão arterial e de outros fatores de risco, como o fumo, o stress, o sedentarismo e a obesidade, como maneira de prevenir o Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como “derrame”. Em seguida, um fisioterapeuta e uma neuropsicóloga, especialistas em AVC, concluíram a palestra mostrando como abordar e estimular o paciente na reabilitação pós-AVC.

Na Coordenação de Biossegurança do Lacen, o Serviço de Atenção à Saúde, já há alguns anos, faz o controle da pressão arterial dos nossos funcionários e, mais recentemente, da glicemia também.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Regimento Eleitoral CIPA/Lacen 2011-2013

Uma vez deflagrado o processo eleitoral da CIPA/Lacen gestão 2011-2013, com a eleição marcada para 31 de outubro próximo, publicamos a Regimento Eleitoral para os interessados em participar, seja como candidatos ou como eleitores.

REGIMENTO ELEITORAL CIPA/LACEN 2011/2013

Em cumprimento aos preceitos legais do Manual de Saúde Ocupacional – Capítulo III, a Comissão Eleitoral, legalmente constituída, define os seguintes procedimentos para a organização e acompanhamento do processo eleitoral para a escolha dos representantes dos empregados para a CIPA/LACEN – Gestão 2011/2013.

1- Inscrições

As inscrições individuais para candidatos à CIPA/LACEN – Gestão 2011/2013 serão realizadas nos locais e horário de trabalho, conforme Edital de Convocação para as Inscrições, divulgado através dos murais ou via internet.

2- Das Candidaturas

Poderão ser candidatos os servidores em efetivo exercício do cargo, exceto os que estejam afastados por qualquer motivo e os comissionados que não exerçam cargo efetivo.

3- Data da Eleição

A eleição será realizada em escrutínio secreto, no dia 31 de outubro de 2011, no horário das 08 às 17 horas, conforme Edital de Eleição, com a nominata dos candidatos, divulgado da mesma forma prevista no item 1.

4- Recursos e Impugnações

Todos os recursos e pedidos de impugnações serão recebidos até o dia 24 de novembro de 2011, no horário das 08 às 17h, junto ao membro da Comissão Eleitoral no seu local de trabalho. Esses deverão ser apresentados de maneira formal, devidamente assinados pelo recorrente.

5- Local de Votação

Haverá uma urna de votação no auditório do Lacen.

6- Propaganda Eleitoral (Boca de Urna)

É vedada a propaganda eleitoral no local onde se encontra a mesa eleitoral, no dia da votação.

7- Mesários

A mesa será composta por membros da Comissão Eleitoral, sendo vedada a participação de familiares ou cônjuge de candidatos.

8- Votação e Registro

De posse do crachá ou identidade e mediante assinatura em listagem fornecida pelo Setor de Recursos Humanos, o votante receberá autorização dos mesários para efetuar sua votação junto à urna. Deverá escrever o número e/ou nome do candidato ou assinalar na cédula eleitoral. O voto é secreto e individual, devendo ser escolhido apenas 01 (um) candidato.

9- Votos Brancos e Nulos

Não serão considerados válidos os votos que:

• estiverem em branco;

• indiquem mais de 01 (um) candidato;

• tenham o nome de um candidato e o número de outro candidato;

• tenham inscritos palavras ou textos ou rasuras além dos indicativos do candidato votado.

10- Apuração dos Votos e Guarda de Documentos

A apuração dos votos será realizada no término das eleições. Caso o número mínimo de eleitores não seja alcançado, 50% do número de servidores mais um, os dias de votação poderão ser ampliados ou será necessária a convocação de nova eleição, que deverá ocorrer num prazo máximo de 10 dias.

A apuração dos votos acontecerá com a presença de no mínimo dois representantes dos servidores e demais interessados.

A guarda dos documentos referentes ao processo eleitoral, bem como das urnas de votação e dos votantes será de responsabilidade da Comissão Eleitoral.

11- Publicação dos Resultados

Os resultados oficiais serão publicados após apuração dos votos.

Os resultados serão afixados nos murais e divulgados via internet.

12- Titulares e Suplentes

Assumirão a CIPA/LACEN – Gestão 2011/2013, na condição de titulares e suplentes, os candidatos mais votados, em ordem decrescente de votos recebidos, conforme o número de membros estabelecido. Os demais votados serão relacionados em ordem decrescente de votos para futuras nomeações, em caso de vacância.

Em caso de empate, assumirá o cargo aquele que tiver maior tempo de serviço no estabelecimento.

13- Disposições Gerais

Os casos não previstos neste regimento serão decididos pela Comissão Eleitoral.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CIPA/LACEN


O Lacen inicia, nesta semana, o processo eleitoral para a implantação da CIPA/Lacen, gestão 2011-2013, de acordo com o que prevê o Manual de Saúde Ocupacional dos servidores estaduais (Decreto nº 2.709 – DO 18719 pg. 5, de 27/10/2009).

As inscrições para candidatos à representante dos servidores na CIPA/Lacen serão feitas no período de 07 a 24 deste mês e a eleição se dará no dia 31 de outubro de 2011.

Conforme comentamos no nosso post de 20 de janeiro de 2009, Primeiro Passo http://biossegurancablog.blogspot.com/2009_01_01_archive.html, naquele mês o governo do estado de Santa Catarina promulgava a Lei Nº 14.609, que instituiu o Programa Estadual de Saúde Ocupacional do Servidor Público, mais tarde regulamentada pelo Manual de Saúde Ocupacional.

No seu Capítulo III, o Manual trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA/SC, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do servidor.

A CIPA é composta por representantes do órgão e dos servidores, de acordo com dimensionamento previsto no mesmo Capítulo III, devendo ser paritária, ou seja, com o mesmo número de representantes indicados pelo empregador e de representantes eleitos pelos funcionários.

No Lacen, serão 07 representantes do empregador (04 efetivos e 03 suplentes) e o mesmo número de representantes a serem eleitos no dia 31 de outubro, ou seja, mais 04 membros efetivos e 03 suplentes.