segunda-feira, 23 de junho de 2008

Que tal uma atitude ecologicamente correta?


Procurando ter uma atitude mais correta em relação à questão ambiental, alguns de nós, da Coordenação de Biossegurança, já estamos usando os sacos plásticos para lixo oxi-biodegradáveis.

Enquanto um saco plástico tradicional leva centenas de anos para se decompor, os oxi-biodegradáveis desaparecem em, no máximo, 18 meses; são mais sensíveis à ação da luz solar, da umidade, à temperatura, estresse do filme, além de poder ser digeridos por microorganismos, segundo informações da ONG ambientalista funverde – Fundação Verde (www.funverde.org.br).

A organização ressalta, ainda, que a população do planeta vem aumentando o consumo de sacolas plásticas de forma acelerada (20 vezes mais que há 50 anos), em função dos hábitos de consumo e do baixo custo desse material.

No Brasil, um bilhão de sacos plásticos são distribuídos por mês nos supermercados. Isso significa 33 milhões por dia ou 12 bilhões por ano, o que equivale a um consumo familiar médio de 40 quilos de plásticos por ano ou 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês.

Em março, o Ministério do Meio Ambiente decidiu lançar a campanha A Escolha é Sua, o Planeta é Nosso. O Departamento de Economia e Meio Ambiente da pasta pretende incentivar o uso de sacolas retornáveis, as ecobags, com o objetivo de reduzir a circulação de embalagens de plástico. Segundo técnicos do ministério, espera-se que a campanha desperte a consciência dos brasileiros para diminuir a circulação de um dos vilões da degradação ambiental.

Um termo de cooperação firmado no mês de junho em Florianópolis entre supermercadistas e Ministério Público quer reforçar as campanhas para o uso racional das sacolas plásticas. A expectativa é que a redução em Santa Catarina chegue a 30%. A previsão é que até maio do próximo ano, todos os supermercados de Florianópolis usem apenas sacolas biodegradáveis ou de pano.

Fonte: http://funverde.wordpress.com, www.clicrbs.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Seria ótimo que todos tivessem essa consciência e aderissem às sacolas retornáveis!