terça-feira, 25 de outubro de 2011

Semana Nacional de Combate ao AVC


Nesta segunda-feira os funcionários do Lacen foram convidados a assistir no nosso auditório uma palestra sobre o AVC – Acidente Vascular Cerebral, dentro da Semana Nacional do Combate ao AVC.

A palestra é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Rede Brasil AVC e Associação Brasil AVC, que promovem de 23 a 29 de outubro palestras e outras atividades com o objetivo de informar a população sobre os fatores de risco, como identificar os sintomas do AVC e socorrer a vítima.

No Brasil, o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade, gerando um problema econômico e social.

Durante a semana, os organizadores da campanha pretendem mostrar como o AVC deve ser prevenido, e que as pessoas afetadas pela doença podem recuperar-se totalmente e manter a sua qualidade de vida com atendimento e tratamento adequado.

A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um AVC.

A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization -WSO) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, e lançou em 2010, a campanha "Um em cada seis". O tema foi escolhido para destacar que uma em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida.

A palestra da neurologista Dra. Gladys Lentz Martins sobre o que é, como evitar e tratar o AVC, abordou o controle da pressão arterial e de outros fatores de risco, como o fumo, o stress, o sedentarismo e a obesidade, como maneira de prevenir o Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como “derrame”. Em seguida, um fisioterapeuta e uma neuropsicóloga, especialistas em AVC, concluíram a palestra mostrando como abordar e estimular o paciente na reabilitação pós-AVC.

Na Coordenação de Biossegurança do Lacen, o Serviço de Atenção à Saúde, já há alguns anos, faz o controle da pressão arterial dos nossos funcionários e, mais recentemente, da glicemia também.

Nenhum comentário: