quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ergonomia no Contexto de Trabalho em Laboratório

De que maneira podemos intervir no ambiente de trabalho quando há queixas como dores lombares, tendinites, cansaço ou outros problemas decorrentes das atividades laborais?

Estas questões são a especialidade da Ergonomia.

Embora, ao falar em ergonomia, a imagem recorrente seja a de uma cadeira projetada para ser confortável para o trabalho, este campo do conhecimento abrange muito mais.

A palavra “ergonomia” vem de duas palavras gregas: “ergon”, que significa trabalho, e “nómos”, que significa lei.

Para agir sobre a relação homem-trabalho, a ergonomia estuda os seres humanos e seus ambientes utilizando-se de várias disciplinas, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia.

A partir daí, o ergonomista irá contribuir para o projeto e avaliação de tarefas, produtos, fatores ambientais e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

Para que os nossos funcionários pudessem entender os fundamentos da Ergonomia e as bases de como se faz uma avaliação dos ambientes e processos de trabalho, a Coordenação de Biossegurança promoveu esta semana o curso Ergonomia no Contexto de Trabalho em Laboratório: Análise e Intervenção. Com carga horária de 16 horas, o curso foi ministrado pelo Prof. Dr. Fabrício Augusto Menegon, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

A partir da abordagem dos fundamentos da ergonomia, os alunos colocaram em prática um instrumento de avaliação ergonômica chamado Avaliação Ergonômica do Posto de Trabalho ou Ergonomic Workplace Analysis (EWA), em inglês, para analisar alguns dos ambientes de trabalho do LACEN/SC.

Apesar de se tratar de um curso de curta duração, sabemos que, para aqueles que participaram do curso, este contato com o universo da ergonomia trouxe um novo olhar sobre o seu trabalho e o impacto que ele tem sobre a sua saúde e satisfação pessoal, além de oferecer elementos que permitirão a estas pessoas propor modificações que representem a melhoria do seu espaço laboral.

Teoria

Prática: avaliação

Apresentação da avaliação