quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Segundo dia do Curso de Gerenciamento de Resíduos

Ontem, dia 05, encerramos o curso de Gerenciamento de Resíduos, abordando, além da coleta interna, transporte interno, abrigo externo de resíduos e equipamentos de segurança, as etapas de coleta e transporte externos e a disposição final dos resíduos gerados no LACEN.

Falamos, também, sobre o fato de que os dados sobre os resíduos gerados nas cidades podem servir como indicadores da situação econômica e social da população.

Discutimos mesmo a sociedade de consumo e as relações entre o ato de consumir e a sustentabilidade do planeta.

O professor Bertussi insistiu na necessidade de uma atitude de redução do consumo, enfatizando que somente a reciclagem de materiais não resolve o problema ambiental. Informou que a aceleração do consumo tem diminuído drasticamente a vida útil dos aterros sanitários.

O consumo responsável no laboratório de saúde é uma preocupação da Coordenação de Biossegurança do LACEN, que tem incentivado a reciclagem dos resíduos em todos os setores.
O curso que encerramos ontem nos deu um ânimo a mais para atuar nesse sentido, uma vez que constatamos que a nossa maneira de ver a questão ambiental é partilhada por muitos outros colegas.

a enorme área ocupada por um aterro sanitário

Nenhum comentário: