segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cabines de Segurança Biológica

Muito proveitoso o curso sobre o uso de Cabines de Segurança Biológica, que aconteceu na última semana no LACEN, para todos os profissionais que puderam participar.
De acordo com as orientações do Dr. Simonetti, observamos a necessidade de algumas adequações, tanto em procedimentos, quanto na minimização de interferências no fluxo de ar das cabines em determinadas situações, para que o uso destes equipamentos possa reduzir de fato o risco na manipulação de agentes biológicos.
Foi abordada, também, a análise crítica dos certificados emitidos pela empresa contratada para a manutenção preventiva e corretiva das cabines, com a verificação das informações contidas na tabela de inspeção e em outros itens que fazem parte do certificado.
Para a última semana de novembro programamos mais um curso com o mesmo conteúdo, que deverá contar com a participação de profissionais que trabalham nos laboratórios do interior do Estado.

Verificando o fluxo de ar na cabine...

em diversos pontos

Dr. Simonetti e alunos


3 comentários:

Eliana Almeida disse...

Infelizmente o Laboratório da Prefeitura de Florianópolis, que trabalha com o Diagnóstico da Tuberculose há quase cinco anos, não foi convidado para este curso.
Penso que uma Rede deva trabalhar e crescer realmente em Rede.
Gostaria de entender a lógica dos Cursos que o LACEN SC promove.
Lamentamos.

Eliana Maria de Almeida
Farmacêutica Responsável Técnica e Coordenadora do LAMUF (Laboratório Municipal de Florianópolis)

Coordenação de Biossegurança do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina disse...

O LACEN-SC promove cursos internos para seus profissionais dentro de um programa de educação continuada. Sempre que possível, quando há vagas disponíveis, são convidados profissionais de outras instituições com interesse nos temas abordados. Em cursos com aulas práticas, como este sobre Cabines de Segurança Biológica, as vagas são, compreensivelmente, muito limitadas, e participam apenas os nossos funcionários e funcionários dos Laboratórios Regionais, que estão técnicamente ligados ao Laboratório Central.

Eliana Almeida disse...

Temos que rever a questão da Rede Catarinense de Laboratórios de Saúde Pública em que o LACEN encabeça. Temos parceria de trabalho, mas ainda falta muito para dividirmos, incluindo as nossas reais necessidades para solidificar uma "Rede", no amplo sentido do seu significado.Onde "todos os seus nós" são importantes para um Programa como o de Controle à Tuberculose do "país". O sucesso de um Programa como esse, que tem como meta, erradicar a doença no país, precisa pensar conjuntamente. Projetos isolados não vão chegar a lugar nenhum. Proponho integrar todos os Laboratórios de Saúde Pública da Rede para juntos eleborarmos um projeto de Educação continuada ou, mesmo, pontual, de acordo com as necessidades discutidas com todo o conjunto que "manipula" o material biológico em questão.
Atenciosamente.