quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Construção do Mapa de Risco

Como cumprimento de uma das metas da Coordenação de Biossegurança para 2009 - a elaboração do Mapa de Risco para os setores técnicos do LACEN - promovemos em outubro e novembro o curso Identificação e Avaliação de Riscos na Construção do Mapa de Risco, com a participação de 40 dos nossos profissionais de 15 setores diferentes.
Neste curso falamos sobre as abordagens na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a origem da metodologia do Mapa de Risco e sobre o uso desta metodologia como ferramenta de prevenção de acidentes e minimização de riscos.
Abordamos a legislação do trabalho no que se refere ao Mapa de Risco e passamos para o passo a passo para a construção dos Mapas de cada setor:

• Fluxograma dos serviços;
• Croquis dos ambientes de trabalho;
• Descrição dos equipamentos e instalações por ambiente;
• Descrição das atividades por ambiente: produtos, materiais e resíduos;
• Descrição da equipe de trabalho e das atividades por função;
• Identificação dos riscos;
• Elaboração da tabela resumo;
• Representação gráfica dos riscos: Mapa de Risco.

Podemos dizer com prazer que o curso foi muito bem sucedido, com a elaboração de todos os mapas com base no levantamento minucioso das condições de trabalho em cada setor.
A maneira de elaborar o Mapa de Risco, através de um curso no qual deveria ser desenvolvido um trabalho - a elaboração do mapa propriamente dito -, é coerente com o fundamento da metodologia, que é o da participação dos próprios trabalhadores na sua construção, considerando-se que são eles os mais interessados na proteção da sua saúde e também os mais competentes para opinar sobre as suas próprias condições de trabalho.
Durante o curso deu-se ênfase à questão da avaliação da gravidade dos riscos, considerando sempre a relação entre a probabilidade da ocorrência de um dano e a conseqüência deste dano. Essa abordagem leva a considerar a adoção de procedimentos de biossegurança como um fator de minimização ou eliminação dos riscos.
Parabéns aos colegas que fizeram o curso com tanto empenho.












3 comentários:

Maximiliano Souza disse...

Foi bastante interessante este trabalho,descobri muito sobre os setores do LACEN, acho que todos os participantes aproveitaram, espero participar de outros.

Unknown disse...

É sempre gratificante participar dos cursos oferecidos pela biossegurança do LACEN/SC, são cursos muito dinâmicos e a troca de experiências e os momentos de descontração com os colegas dos outros setores é sempre muito agradável e divertida.
Graças ao empenho da CoBio e do envolvimento dos colegas de trabalho de todas as seções o LACEN/SC tem melhorado muito a qualidade de seus serviços, provando que a capacitação ainda é um dos melhores investimentos.
Parabéns Yvelise e Semíramis pelo excelente trabalho e aos colegas que participaram do curso pelo empenho e pela qualidade das apresentações.
Quem venham os próximos cursos!

Unknown disse...

O tempo passa, o tempo voa mas a história fica para sempre.
Este encontro foi muito importante, pois em 40 horas conseguimos fazer uma recapitulação de todos os setores do Lacen; e o que mais nos fez feliz, é que o curso foi administrado por duas colegas de nossa Instituição
Parabéns a todos pelo espirito de amizade,cordialidade e um obrigado muito especial as Professoras Semiramis e Yvelise. Este é o caminho.Que venham mais cursos e palestras. Com um abraço carinhoso, desejamos a todos um Feliz Natal e um 2010 de muitas realizações.
Jorge e Jussara

Florianópolis,06/11/2009.