quinta-feira, 24 de março de 2011

Guia da Organização Mundial da Saúde sobre Regulamentação para Transporte de Substâncias Infecciosas 2011-2012

A Organização Mundial da Saúde (OMS, ou WHO, sigla em inglês) publica periodicamente o seu guia com orientações práticas para facilitar o cumprimento da regulamentação atual relativa ao transporte de substâncias infecciosas e amostras para diagnóstico para todos os modos de transporte.

A regulamentação internacional vigente baseia-se na Regulamentação Modelo das Nações Unidas. Para o transporte aéreo, a regulamentação internacional a ser cumprida são as Instruções Técnicas para o Transporte sem Riscos de Mercadorias Perigosas por Via Aérea, publicadas pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI, ou ICAO, sigla em inglês).

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, sigla em inglês) publica regulamentações sobre o transporte aéreo de mercadorias perigosas que incorporam as disposições da ICAO e podem ser mais restritivas.

A mais recente edição do guia da OMS sobre o transporte de substâncias infecciosas, publicada em inglês www.who.int/ihr/publications/en/, aplicável a partir de 1º de janeiro de 2011, é valida para o período de 2011 a 2012.

Em relação à edição anterior, relativa ao período de 2009-2010, há poucas modificações, como a reorganização de itens no texto e a inclusão de um parágrafo sobre dry shippers, por exemplo. A lista (não exaustiva) de substancias infecciosas incluídas na Categoria A é a mesma da edição 2009-2010.

Um comentário: