quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reduzir, Reutilizar...


Usar copos descartáveis é gerar lixo sem necessidade. Além da geração desnecessária de resíduos, a fabricação desses copos emite CO2 e libera outros gases na atmosfera.

Se forem usados dois copinhos descartáveis em um dia de trabalho, por exemplo, são 10 por semana, 40 por mês, que foram para o lixo, geralmente para o lixo comum, não reciclável. E há pessoas que usam ainda mais copos numa jornada de trabalho.

Só nos EUA, a fabricação, o transporte e a reciclagem desses materiais produzem gases que se equiparam aos de uma frota de 1,3 milhão de carros durante um ano. Sem contar que cada copinho pode levar mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Buscando uma alternativa eco-amigável aqui no laboratório, resolvemos substituir os copos descartáveis por canecas para tomar água. Encomendamos canecas que, esperamos, durem por muito tempo. Leves e resistentes a quedas, as canecas, que comemoram os 60 anos do Lacen/SC, foram distribuídas na semana passada para todos os nossos funcionários, que adotaram logo a idéia de desperdiçar menos.

Mesmo nos cursos internos, como o curso de Biossegurança nos Procedimentos de Limpeza de Laboratórios de Saúde, promovido pela Coordenação de Biossegurança nesta semana, os alunos já levaram as suas canecas para o coffee break.

Para este post aproveitamos o texto e imagem que encontramos em:

http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/usar-copos-descartaveis-e-gerar-lixo-sem-necessidade/

Nossa caneca


4 comentários:

Erica disse...

parabéns pela iniciativa!

Cristine disse...

Parabéns pela iniciativa!
Nosso planeta agradece!!!!

Rozi disse...

UMA ÓTIMA IDÉIA. ESPERA-SE QUE TODOS OS COLEGAS POSSAM ADERIR E PERPETUAR. NÓS E O PLANETA PRECISAMOS DE INICIATIVAS COMO ESTA. PARABÉNS AOS QUE A TORNARAM REALIDADE E ATODOS QUE A COLOCARAM EM PRÁTICA.

10 de junho de 2011 11:20

Lorena, Micologia. disse...

Achei a idéia muito interessante e os copinhos foram aprovadíssimos no nosso setor.