quinta-feira, 12 de junho de 2008

A propósito de desinfetantes tóxicos

No Reino Unido, desde setembro de 2006, certos desinfetantes que contém substâncias ativas não aprovadas no programa de revisão das Diretrizes sobre Produtos Microbicidas não podem ser comercializados ou estocados para nenhum propósito (exceto para exportação e descarte).

É o caso dos desinfetantes fenólicos, comumente usados para inativação do Mycobacterium tuberculosis em materiais contaminados, que contém substâncias ativas não aprovadas na revisão das Diretrizes sobre Microbicidas. Estes desinfetantes atualmente não estão mais disponíveis no mercado em países da União Européia.

No Brasil, desinfetantes fenólicos são aprovados pela Anvisa (Portaria nº 15, de 23 de agosto de 1988) para uso em estabelecimentos relacionados com o atendimento à saúde, como desinfetantes para artigos semi-críticos e na esterilização de artigos críticos que não possam ser esterilizados pelo calor úmido ou seco.

O fenol é uma substância reconhecidamente tóxica, e os profissionais que estão expostos a este reagente estão sujeitos a diversos riscos ocupacionais que vão desde náusea e cefaléia até sérios danos ao fígado, rins e mucosas.
Fonte: http://hse.gov.uk

Nenhum comentário: